Estadão: família de Nuzman explora alimentação da Rio 2016

Criticada pela qualidade e preço, a comida comercializada nos Jogos Olímpicos do Rio, a Team Foods, pertence a família de Márcia Peltier, mulher do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Artur Nuzman. Há dias em Conexão Jornalismo postamos reportagem onde uma jornalista criticava a qualidade e o preço extremamente alto da refeição comercializada ali em regime de “exclusividade”. Em reportagem publicada no Estadão, Jamil Chade revela o imbróglio que envolve o dirigente do esporte nacional, que vem patinando em todas as modalidades esportivas, e as suspeitas de favorecimento. Leia aqui.

Alvo de controvérsias nos Jogos Olímpicos, a empresa Team Foods que fornece alimentos para o evento tem ligações com a família do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. As falhas da empresa chegaram a gerar uma crise aberta entre o COI e a Rio2016, numa reunião tensa no início da semana.

O dono da empresa é Emílio Odebrecht Peltier de Queiroz é neto da do criador da Norberto Odebrecht. Mas ele também é parente de Francisco Peltier de Queiroz. Francisco foi marido de Márcia Peltier, hoje a esposa de Nuzman.

Pelas regras do Comitê Rio-2016, a contratação de funcionários, consultores ou empresas relacionadas com diretores da organização está vetada. Mas, com a autorização especial de um dos membros da cúpula, os contratos podem ser assinados em situações extraordinárias. Nos últimos dias, a empresa foi duramente criticada por não abastecer de forma adequada o evento.

A crise chegou a gerar uma briga numa das reuniões da última segunda-feira entre o COI e os organizadores nacionais. O COI acusava o Rio-2016 de ter descumprido seu compromisso de garantir a alimentação do parque. O Estado apurou que os organizadores foram obrigados a multiplicar por dez o número de funcionários internos da empresa, além de reduzir o menu oferecido e chamar os Correios para ajudar na Operação.

Para o Rio-2016, a contratação ocorreu de forma correta. “Não existe conflito de interesse”, disse Mario Andrada, diretor de Comunicações do Rio-2016. Além de apontar que o ex-marido não faz parte da família, o próprio Nuzman “não faz parte das decisões de licitações do Comitê Organizador”. “O Conselho de Diretores aprovou o contrato”, explicou Andrada.

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp